Sobre os Personagens

Marcadores:

Inuyasha

Há muitas caracteristicas que podem descrever Inuyasha, algumas são bastante corrosivas, outras não fazem jus ao seu jeito irritado de ser, mesmo assim, acabamos nos divertindo e entendendo um pouco mais de nós mesmos quando olhamos mais de perto para um ser tão dividido.
Inuyahsa é um ser dividido, não estou falando no amor, isso é tão óbvio e intrigante quanto a sua própria existência, o que interessa neste momento é a sua alma, uma alma dividida em duas metades, um meio-humano ou um meio-demônio?
Parece que não, mas isso faz uma grande diferença.
Ser filho de um poderoso Youkai e uma belíssima princesa humana, quem diria que Inuyasha fosse filho da realeza, primeiro porque quando o conhecemos pensamos que ele é apenas um ser em busca de alguma razão de ser, depois porque em momento algum notamos qualquer traço de nobreza, seus trejeitos sempre insolentes e pouco polidos não são dignos de uma nobreza que corre em seu sangue, comparado com Sesshoumaru, Inuyasha sequer tem o porte necessário para ser filho de quem é. Mas talvez neste ponto estejamos enganados. Não importa se ele tem sangue humano e sangue de youkai, nos dois encontraremos a nobreza e o poder.
O poder de Inu-Taysho era tanto que mesmo tendo tido um filho meio-youkai, ainda sim, seu poder é tamanho que pode derrotar youkais completos, por sua vez, por ser meio-humano, sua aparência e mesmo suas maneiras passam dispercebidos pelos humanos e é possivel conviver tranquilamente entre os meio-iguais.
Mas este lado positivo em ter uma alma dividida, um corpo ao meio e o sangue biforcado, não é suficiente para definir o que é de fato se um meio-youkai... Esta será nossa missão... Descobrir alguma verdade sobre Inuyasha, principalmente porque não sabemos tanto assim dele.
Imagine ser meio alguma coisa, qualquer coisa, você jamais será completo, faltará sempre alguma coisa, algo que lhe preencha a sensação de invalidez ou mesmo de incapacidade, ser meio demônio é a mesma coisa que não ser demônio, porque não há poderes suficientes e nem caracteristicas suficientes, além disso, não pertencer a este mundo significa ao mesmo tempo ser presa de outros youkais. Por usa vez, ser meio humano é sofrer os preconceitos que todo ser humano que possui qualquer coisa de diferente possui, são vistos como maldições e normalmente são afastados da sociedade, excluidos e despejados num mundo solitário onde é impossivel adentrar sem se deparar com o sofrimento de uma criança que foi rejeitada por todos, todos menos sua mãe - no caso de Inuyasha.
Olhando desta forma não é dificil entender o porque de sua reclusão, de seus pensamentos mesquinhos e do seu desejo em se tornar completo. Fora isso, há também a questão da transformação em humano que ocorre mensalmente. Não se é youkai e nem humano, o fato é que Inuyasha, creio, acredita não ser nada e simplesmente não ser nada é não existir e não existindo não há quem amar, proteger ou odiar. Isso é algo que Inuyasha é incapaz de aceitar.
Inuyasha é incompleto.
Sim, de fato, ele não é um youkai, isso é, ele não tem todos os poderes que Sesshoumaru tem, também não recebeu os devidos cuidados de seu pai, que poderia tê-lo instruido melhor em como usar os poderes que recebeu. Por sua vez, Inuysha não é humano, não adianta ter a aparência, isso nem é relevante, o fato é que não é humano e isso o fez apenas um ser indesejado que sequer era tolerado dentro da sociedade humana.
Ante este quadro pitoresco de um jovem que foi rejeitado pelos youkais e humanos, perceguido pelos dois grupos e ameaçado constantemente de morte, não é dificil aceitar o fato de que ele tinha todo o direito de odiar a todos à sua volta. Homense youkais sempre o julgaram, sempre o odiaram, é bem comum que ele os odeie. Porém, Inuyasha não é capaz de odiar de todo e tão pouco de amar a tudo. Assim como muitos de nós, ele está enfrentando um mar de dúvidas que o arrasta cada vez mais para o fundo, tentando afogá-lo em duvidas e sofrimentos, mesmo assim, é preciso, assim como o personagem, nadar contra a corrente e tentar se libertar dos medos que o aprisionam.
Não ser igual, Inuyasha jamais será igual aos humanos ou youkais, é preciso reconhecer que sem a Jóia de Quatro almas ele sempre será o que é, por tanto, aceitar-se, por mais dificil e sofrido que seja, faz-se necessário, principalmente porque, no final das contas, mesmo que ele não se aceite, Kagome e Kikyou - pessoas importantes para Inuyasha - o aceitaram, então não há como ele recusar ser quem é.
Ser meio é melhor que não ser nada. Outro fato que atormenta Inuyasha é o medo de não ser nada e nem ninguém, isso se deve à insegurança, ao sofrimento de quando era criança, fugindo de youkais e suportando a rejeição dos humanos, além de ter que ver verter dos olhos de sua amada mãe lágrimas sinceras de sofrimento. Ou então, quem sabe, nunca ter conhecido o proprio pai e ter inveja - por mais que odiasse o meio-irmão - de Sesshoumaru por ele ter conhecido Inu-Taysho.
Por fim, é preciso acreditar que o sangue, mesmo que dividido entre youkai e humano que corre pelas suas veias é algo precioso que não pode ser ignorado. Se Inuyasha ignorar suas raizes, sua nobreza, seu poder, ele não poderá ser quem realmente é e deixará de viver de forma plena.
Então, o que sabemos sobre Inuyasha?
Que ele é um meio-youkai e um meio-humano, os dois, já que não se pode esquecer que o sangue não é a única coisa importante que existe, também há a autoaceitação e o reconhecimento dos outros sobre si mesmo.
No final, Inuyasha é o personagem que melhor reflete nossos pensamentos distorcidos e nossos medos enrustidos que somos incapazes de compreender ou aceitar e os mantemos presos a nós, como se fossemos incompletos.

Comments (0)